Autora: Cornelia Funke
Editora: Cia. das Letras
Número de páginas: 455
É difícil falar sobre um livro o qual você gostou bastante.
Algumas pessoas já me disseram: “é muito mais fácil você fazer uma resenha
sobre um livro ruim, do que uma resenha sobre um livro bom.” Porque criticar é
sempre super fácil, mas falar todos os pontos positivos de um livro, ah... não
é fácil(sempre sinto que falta algo).
Coração de Tinta é o primeiro livro da trilogia Mundo de
Tinta, da escritora Cornelia Funke. Não é exatamente “O” livro, creio que por
ser mais uma introdução a estória e tudo mais.
Apesar de provavelmente não ser o melhor livro da trilogia (em
minha opinião, geralmente o primeiro livro –quase- nunca é o mais emocionante
ou o mais cheio de ação), é um livro que merece suas 4 estrelinhas lindas e
brilhantes. O livro já começa com algo
que me chama bastante atenção, pois em cada início de capítulo tem alguma
citação (coisa pequena) de outro livro *caramba, algumas fazem você querer ler
o livro citado*.
Uma das primeiras citações é: “ – Mas como fazem essas
crianças sem livros de histórias? – Perguntou Naftali. E Reb Zebulun
respondeu: - Elas têm que se conformar.
Livros de histórias não são como pão. Pode-se viver sem eles. – Eu não poderia viver sem eles – disse Naftali.”
– Isaac B. Singer, Naftali, o contador de
histórias,e seu cavalo Sus.
Coração de Tinta conta a história de uma garotinha chamada
Meggie, que nunca ouvira seu pai lhe contar histórias em voz alta, e cuja mãe
não se lembrava mais. Mortimer, ou simplesmente Mo, ensinara a filha a ser uma
verdadeira devoradora de livros. Meggie tem 12 anos, e já lera inúmeros livros,
desde histórias como “Peter Pan” a “O senhor dos anéis”. E como uma boa
leitora, ela não lera apenas uma única vez cada livro, mas diversas vezes. Ela bem que adoraria vivenciar todas as histórias que lera. Mal sabia ela a peça que o destino estava para lhe pregar.
Em um dia como outro qualquer, Meggie encontra um sujeito
estranho no meio da chuva, e olhando pela janela, como se conseguisse vê-la (ou
será que ele a viu mesmo? Não me recordo). Então, ao avisar a Mo, ela descobre
que o pai conhece o sujeito estranho, que atende pelo nome de Dedo Empoeirado
(nome estranho, não?! Meggie também achou).
Mas o que a deixa assustada e ao mesmo tempo curiosa, é o estranho
bichinho peludo que o Dedo Empoeirado trás na mochila... uma Marta com pequenos
chifres (segue esboço no fim da postagem). Meggie ainda não sabia, mas a partir daquele dia,
sua vida mudaria completamente, de uma forma inesperada.
Qual o “Q” do livro?
Mo pode dar vida a tudo que ele lê. Toda vez
que Mo lê alguma história em voz alta, qualquer uma, mesmo que seja apenas um
poema, ele consegue extrair algo de dentro do livro, mesmo que seja algo
pequeno. O problema é: sempre que algum personagem ou algum objeto sai do
livro, algo próximo a Mo desaparece. E é exatamente o que acontece com a mãe de
Meggie quando Mo lê, pela primeira vez, o livro Coração de Tinta. Mo trás para
o nosso mundo 3 curiosos personagens de Coração de Tinta, sendo eles: Dedo
Empoeirado e sua marta com chifres, Basta, e o temido (e impiedoso) vilão
Capricórnio. Em troca, a mãe de Meggie é mandada para dentro de Coração de
Tinta. Por nove anos Mo foge e se esconde o máximo possível de Capricórnio...
mas ninguém se esconde por muito tempo de Capricórnio, e Mo não é diferente
neste quesito.
Esta é uma é uma pequena resenha sobre Coração de Tinta. Tentei
não dar nenhum spoiler... e espero não ter dado. A história, que possui
diversos personagens (alguns bem exóticos), é tão boa para adolescentes, quanto
para adultos. Como é um livro meio que introdutório, ele não tem taaaaaaanta
emoção, mas é um livro que te deixa super curioso para saber como será o
segundo e o terceiro livro (que aliás, não são nada pequenininhos), pois a
história em si tem potencial para uma continuação cheia de emoção (e espero que
assim seja)!
ALIÁS... Coração de Tinta tem filme! Claro que, o filme nunca se parece muito com o livro. =(
E... é isso aí =D
Peço desculpas pelos erros e a falta de intimidade com as
palavras, frases e versos certos, pois esta foi minha primeira resenha. Espero
que a primeira de muitas, pois adoro ler nas horas vagas... só preciso aprender
a escrever sobre o que leio =D
E, despeço-me com
esse pequeno versinho que li bem no comecinho de Coração de Tinta:
“Alguns livros devem ser degustados,
Outros são devorados,
Apenas poucos são mastigados
E digeridos
totalmente.”
Boa Madrugada, e que o mundo para o qual vocês viajam
através das palavras, esteja nítido em seus sonhos. ;D
AH! Quase esqueci! A Marta com chifres:
